L U T A S e m p a u t a ...: Conciliação ou Luta de Classe
VEJA ARTIGO - Autogestão e relações de mercado capitalistas: autonomia ou adaptação?

12 julho 2006

Conciliação ou Luta de Classe

ABC da greve (1979) de Léon Hirszman, mostra a greve de 1979 no ABC, quando 150 mil operários reivindicavam melhores salários. Uma afronta ao regime militar, que favorecia os lucros capitalistas com o arrocho salarial e impedindo os sindicatos de se manifestarem.

Um dos melhores momentos é quando a assembléia de metalúrgicos transbordando o Estádio da Vila Euclides, encobre a voz de Lula gritando “Trabalhador Unido! Jamais será vencido!!”. Era um grito de desconfiança e consciência de classe de que a greve deveria continuar. Porque Lula apresentava como proposta de acordo, a condição da patronal: fim da greve e só depois, a recomposição salarial.

Momentos antes, grevistas mostram disposição de inclusive se armarem contra a polícia para manter a greve. Mas do microfone Lula amedrontava com o perigo da polícia assassina. A greve acaba e logo percebe-se o golpe, do qual Lula foi cúmplice. No ano seguinte a greve retornaria ainda mais forte, durando 40 dias de confrontos.

Já estava lá a idéia da conciliação entre patrões e empregados, em lugar da luta de classe. Não por acaso esta tem sido a principal arma do governo Lula para atacar os trabalhadores e suas organizações.

Para ler e compreender:
  • Greve de Massas, Partido e Sindicatos. Rosa Luxemburgo
  • Sobre as Greves. Vladimir I. Lenin
  • A rebeldia do trabalho - O confronto operário no ABC paulista: as greves de 1978/80, Ricardo Antunes

1 Comments:

At 3:10 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu já vi ABC da Greve. È muito bom, e o Lula, é mais mito que história de luta.

 

Postar um comentário

<< INÍCIO